Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores - Geraldo Vandré

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

"HERANÇA DE ARTHUR DE GOBINEAU"

Arthur de Gobineua foi o mentor do mito ariano, difundido por Adolf Hitler, dentre outros.
Segundo ele, o fim da humanidade se deveria à “catástrofe” da mestiçagem {...}. Com essa declaração damos início a uma história de racismo e dominação cultural vivida por minha família ao longo de décadas.
Bem, só como forma de contextualização meu bisavô Gustav Heinrich Knoblauch, nasceu na Alemanha, lutou na 1º Guerra Mundial. Lá constituiu família e teve seu primeiro filho chamado de Walter Knoblauch, avô paterno que chegou aqui com quatro anos de idade, em um navio cargueiro. Sua profissão, ferreiro conhecido em Baixo Guandu, ES; Homem de aspecto rude, que falava pouco, mas tinha o sonho de favorecer a formação para os nove filhos (as) que, com muita dificuldade criou.
Meu avô tinha uma herança que não advinha de seus pais, mas sim dos horrores da guerra e da formação obtida por seu pai na Alemanha. E que apresentou crescente nível de gravidade com as idéias de Hitler, pois mesmo de longe a família não deixava de ter dupla cidadania e acompanhar os acontecimentos na Alemanha e sofrer as repressões no Brasil pelo fato de serem provenientes da Alemanha. Tiveram sua casa invadida, na zona rural e suas “armas” apreendidas. 
É impossível refletir hoje e acreditar que meu avô era racista declarado, nada fazia com que mudasse de ideia. Houve casos de não aceitação de cônjuge “mestiço”. Era um avô exemplar, meu segundo pai, mas declarava esta injuria: “O Brasil não tem raça, é a misture de todas as raças”. Com isso, a ideia reflete no pensamento de Gobineau, pois meu bisavô e meu avô queriam dar continuidade ao mito ariano. 
Sou muito otimista e penso que meu avô muito me ensinou, pois apesar do preconceito, deixou lições valiosas e uma delas e justamente contradizer suas falas, como eu faço agora. Não para desrespeitar sua memória, mas para afirmar que nem toda verdade e fechada e que ainda há tempo para melhorar muitas coisas em nosso entorno.

Arthur de Gobineau
Nascimento 14 de julho de 1816 Ville-d'Avray
Morte 13 de outubro de 1882 (66 anos) Turim
Nacionalidade FrançaFrancês
Ocupação Diplomacia, literatura, filosofia




Adolf Hitler
Alemanha Nazi Mandato 2 de agosto de 1934 até 30 de abril de 1945
Antecessor(a) Paul von Hindenburg (Presidente)
Sucessor(a) Karl Dönitz (Presidente)
Chanceler da Alemanha
Alemanha Nazi

Mandato 30 de janeiro de 1933 até 30 de abril de 1945
Antecessor(a) Kurt von Schleicher
Sucessor(a) Joseph Goebbels
Vida
Nascimento 20 de abril de 1889 Braunau am Inn, Áustria-Hungria
Falecimento 30 de abril de 1945 (56 anos) Berlim, Alemanha


Fonte: Livro, Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça Módulo 3  . Unidade 1: A construção da ideia de raça. Página 43
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_de_Gobineau
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler  

Relator: Wilma Rosane Knoblauch Schulz e Helena Dias Salla Pagcheon
Blogueiro/ bloguista: Humbert Von Oertzen Becker
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário