Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores - Geraldo Vandré

domingo, 18 de dezembro de 2011

"Conceitos"

RaçaO dicionário Mini Aurélio; 6º edição; editora: Positivo define raça como:
o conjunto dos ascendentes e descendentes duma família, tribo ou povo, com origens comuns. O conjunto de indivíduos cujas características corporais são semelhantes e transmitidas por hereditariedade, embora possam variar dum indivíduo para outro”.
O conceito de raça está embasado em um contexto histórico, pois ele perpassa por vários momentos. No período de colonização o termo raça foi empregado como forma de submeter pessoas menos favorecidas ao julgo dos colonizadores que usaram a cor da pele ou mesmo o tipo físico para mensurar quem seria escravizado (a).
A raça está mais ligada às descrições da forma e constituição física dos indivíduos.

MestiçagemO dicionário mini Aurélio; 6º edição; editora: Positivo define  mestiçagem como:
“Cruzamento de espécies diferentes. Miscigenação”.
O termo referido no texto implica um caráter minimizador das pessoas mestiças, pois as mesmas eram consideradas mais próximas da impureza da raça, que se daria pela mistura de raças diferentes. O mulato e o mameluco eram marcados como, segundo o texto: uma espécie infértil e inferior.

RacismoO dicionário mini Aurélio; 6º edição; editora: Positivo define racismo como:
“Doutrina que sustenta a superioridade de certas raças. Preconceito ou discriminação em relação a indivíduo(s) considerado(s) de outra(s) raça(s). Racista”.
Racismo penso, ser algo internalizado em nossa construção moral e ética, faz ou não parte de nossos princípios julgarem certo ou errado o modo de ser ou viver de determinado grupo de pessoas ou indivíduo por um determinante como a cor da pele ou a religião. É muito difícil não ser racista, quando levado ao pé da letra este termo engloba muitas questões e nós acabamos por tropeçar, até mesmo em um simples bom dia! Quando nos referimos a alguém como alemão, negão...

Darwinismo SocialIdeia defendida por precursores de Darwin, acrescentando que as espécies poderiam evoluir mais que seus antepassados, pois os indivíduos que conseguiram sobreviver seriam mais fortes. Gera-se então um individualismo tanto por parte de grupos isolados, seja por parte de indivíduos dentro de seus grupos, levando assim a humanidade a evoluir socialmente. O texto cita o militarismo como forma de individualismo para o crescimento de uma nação, o que resultou na Primeira Guerra Mundial.

Cultura Ganhou força com Franz Boas que defendeu que As pessoas/grupos eram mais que o biológico, segundo o texto o tamanho do crânio. Havia uma construção, além disso, o agir e o como agir mediante a organização do grupo trazia uma relevante diferença e ao mesmo tempo singularidade ao grupo, formando assim sua cultura. Suas representações artísticas, suas vestimentas, sua forma de alimentação tudo isso e muito além formam a cultura de um povo, que se aperfeiçoa a cada geração. Não é algo estático. Há movimento

Etniasegundo o texto o termo etnia veio substituir outro termo em voga, o de tribo, na referência às chamadas “sociedades primitivas”.
A etnia está mais ligada à cultura de um povo. Seus costumes, sua localização e suas singularidades

AntirracismoO termo é o antônimo de racismo. Nos textos temos exemplos concretos de antirracismo como à luta Apartheid, de Nelson Mandela que tinha por objetivo lutar contra os governantes brancos que discriminavam o negro em seu país natal. O Pan-africanismo por Sylvester Williams, segundo o texto ele reivindicava o direito dos/das negros/as à sua própria personalidade. O Negritude ou Négritude em francês dentre outros.
                                                                                  
DescolonizaçãoMovimento surgido após o término da segunda guerra mundial como forma de libertação das nações que aprisionavam o povo. A autonomia e a independência começavam a surgir. Mas, como toda luta a posse da liberdade traz caminhos ociosos e com isso o mundo passa por uma transformação e conforme o texto as nação africana precisava agora construir sua identidade, pois vivia a margem dos colonizadores.
fontes: Dicionário Mini Aurélio; 6º edição; editora: Positivo
Imagens: http://www.google.com.br/

Relator: Wilma Rosane Knoblauch Schulz e Helena Dias Salla Pagcheon
Blogueiro/ bloguista: Humbert Von Oertzen Becker