Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores - Geraldo Vandré

domingo, 24 de julho de 2011

Políticas Afirmativas

“A grande tarefa no campo da educação há de ser a busca de caminhos e métodos para rever o que se ensina e como se ensina, nas escolas públicas e privadas, as questões que dizem respeito ao mundo da comunidade negra. A educação é um campo com seqüelas profundas de racismo, para não dizer o veículo de comunicação da ideologia branca”
Rocha. 1998, p.96
Em relação ao racismo, preconceito e discriminação, nos procedimentos didáticos pedagógicos e a conquista de novos comportamentos a professora Vera Neusa Lopes afirma:
“É preciso insistir sempre que a sociedade brasileira é preconceituosa e discriminadora em relação à sua população. As escolas precisam desenvolver programas que, reconhecendo as diferenças e respeitando-as promovam a igualdade de oportunidades para todos, o que se traduz pela oferta de escola de qualidade. Devemos estar sempre com um olhar atento sobre a realidade do povo brasileiro, mostrar uma sociedade multirracial e pluri-étnica que faz de conta que o racismo, o preconceito e a discriminação não existem. Mas, no entanto, afloram a todo o momento, ora de modo vetado, ora escancarando, e estão presentes na vida diária”

Em seu ver os caminhos didáticos pedagógicos para chegar a uma política final e afirmativa todas as propostas voltadas a discriminação em gênero e raça deve ser entendida como um conjunto de pistas para ajudar o professor na árdua tarefa do seu dia-a-dia juntamente com seus alunos trabalhar questões de racismo, preconceito e discriminação.

Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUNPDmIEh8WWHaoB9jVMn9_8_Vt_v5kCXlSZtbTuGRqM1DwIX_n0hf54eCZJohk5Gg1L1XKB7U6VaOElGQrCLvX883BePexNQDck7GSpLh56onGbm9MSZka7x9IevCR-0i7Qep2Vx8qCE/s1600/Charge+Cotas.jpg
Relator: Wilma Rosane Knoblauch Schulz e Helena Dias Salla Pagcheon
Blogueiro/ bloguista: Humbert Von Oertzen Becker

Nenhum comentário:

Postar um comentário