Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores - Geraldo Vandré

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ALGUNS CONCEITOS - Módulo: 5 – A TRANSVERSALIDADE DE GÊNERO E RAÇA NA GESTÃO PÚBLICA


Fonte das imagens: www.google.com.br


MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS


A função primordial do monitoramento e da avaliação é supervisionar o processo de implementação de políticas, programas e projetos, de forma a garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.
 O monitoramento e a avaliação constituem etapas fundamentais da formulação e da implementação de políticas públicas.
Os prazos são fundamentais para a avaliação da eficiência, entendida como “a  capacidade de produzir os resultados esperados/desejados com o menor dispêndio de recursos.
A avaliação é tida como um processo sistemático de análise que permite compreender, de forma contextualizada, todas as dimensões e implicações de uma ação para estimular seu aperfeiçoamento.
A avaliação oferece o suporte necessário para a tomada de decisão em diferentes fases da formulação e da implementação de políticas públicas.
A característica fundamental da avaliação de programas é, certamente, seu caráter aplicado.
A avaliação “enquanto pesquisa social consiste em aplicar o método científico ao conhecimento de um aspecto da realidade” e terá sempre por finalidade o conhecimento orientado para melhorar as formas de agir sobre uma dada realidade.
Os indicadores de resultados, eventualmente com o auxílio de outros instrumentos, também irão medir, em última instância, os impactos daquela intervenção governamental.
O monitoramento e a avaliação dos programas de governo conduzidos por meio de parcerias interinstitucionais devem prever o instrumental adequado para a mensuração do desempenho dos/as atores/atrizes envolvidos e/ou da rede de parceiros/as em si – que, algumas vezes, supõe uma nova estrutura, um arranjo gerencial novo, na implementação daquele programa e/ou ação
O monitoramento é um processo permanente de coleta, análise e sistematização de informações e de verificação do andamento de um programa, em comparação com o desempenho pretendido.
A avaliação anual do PPA é o principal insumo da revisão do PPA, já que envolve a participação de gerentes de programas, Órgãos Setoriais e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). Os resultados da avaliação ajudam a apontar problemas de execução e indicam oportunidades de melhoria na programação dos órgãos.

FONTE: http://www.gppgr.neaad.ufes.br

RELATOR/ BLOGUISTA : HUMBERT VON OERTZEN BECKER
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário